terça-feira, 17 de maio de 2011

Moda + Visão Verão 2012

Oiiiiiiii amores !!!!
Bom... como prometi, trouxe informações para vocês sobre o Seminário Moda + Visão que eu fui e que ocorreu no Sofitel Copacabana no dia 21 de Março de 2011 a partir das 08:30h.

Finalmente coloquei esse post né hehe, eu demorei a postar e ainda acho que seja um pouco cedo para isso, pelo seguinte fato, o tema do evento foi voltado para as tendências do Verão 2012, um pouco longe não é? Mas então, pra quem não sabe no mundo da Moda as coisas são assim,  adiantadas até demais.

Foram palestras excelentes com grandes nomes e marcas da Moda, onde trouxeram Caminhos (esse foi o tema inclusive) para inspirações e tendências para o Verão 2012 ! (*Para lojistas, empresários de Moda, estudantes de Moda etc etc). 

Então lá da minha sala, lá do Senac só fomos nós três :
Priscila --> Eu -- > Luana

Nem preciso dizer que ameeei né #fato e estou amando a cada segundo aprender mais sobre a área que decidi seguir, e claro ainda tenho muitoo que aprender!!!
Bom... eu anotei "tuuuuudo" o que foi possível dito lá (porque assim memorizo melhor) e também muitas coisas tirei do material que recebemos lá no evento.
E só pra deixar claro que, tudo isso que está aí foi um longo trabalho de profissionais qualificados que viajaram e se envolveram no assunto para chegar a tais tendências, ou seja, isso não significa que tudo que está aí vai pegar, o mundo inteiro vai usar e blá blá blá, são tendências, sacou?! Muitas coisas (a maioria*) geralmente sim, mas isso não depende de mim que estou escrevendo, nem dos pesquisadores de Moda que chegaram a tal "conclusão" e sim, da maneira que isso será adotado, refletido, transformado para a nossa realidade, publicado e como todos nós consumistas reagiremos. É todo um processo, que no final das contas é sempre mais óbvio do que parece.

Então vamos começar (haha nossa eu ainda nem comecei detalhee kk preparem-se porque esse post está grande, gigantee).

O Tema foi Caminhos e os subtemas foram - ->Proteção, Ficção, Criação e Eficiência.

Vou fazer um resumo pra vocês, uma introdução sobre cada subtema (da maneira que eu entendi) e depois de acordo com cada subtema vou compartilhar informações retiradas do material que recebi.

1. Proteção o subtema foi baseado em um assunto que agora acredito que será permanente, o que fazer para proteger a Natureza em meio a tantas catástrofes e desastres ambientais que causamos? O tema traz o lado consciente de poder criar uma moda correta (que não agrida a Natureza)  sem deixar de ser fashion.



Pontos Fortes:
Tecidos: orgânicos, algodões coloridos, bamboo, reciclados, reaproveitados, retramados, retalhados e remontados. Aspectos rústicos, tramas abertas, lembrando gaze. Mais irregulas que o tule.
Na versão auto-proteção, sarjas e nylos leves. Com estampas florais lembrando camuflagem, ou padrões inspirados no animal print, em cores de camuflagem.

Silhueta: Peças para sobrepor, camisetas, coletes, blusões sobre shorts, minissaias, saias longas. Pode ser uma linha mais solta, mais à vontade, de gente que tem espírito aventureiro e prioriza o conforto no look. Calças largas, versão nova da boyfriend.

Detalhes: Bolsos estilo cargo, em materiais diferentes, telados. Lembrança dos coletes dos fotógrafos, de salva vidas, escafrandos. Um pouco dos uniformes militares e policiais. Um tempero de amarelos e laranjas, dos Hare Krishnas.

Acessórios: Sandálias de solado grosso, tênis de tecidos resistentes. Solados reciclados,. Bolsas de lona e materiais laváveis, com alça de tecido ou cadarço, com muitas divisões e compartimentos.
Bijuterias artesanais, com histórias de cooperativas, grupos de trabalho, aproveitamento de matérias- primas.

Masculino: Muito próximo do feminino, já que serve de inspiração. Cores naturais como se os tecidos não tivessem tingidos . Textura amarrotada na camisaria e paletós.

Conceito: É tendência que vem pra ficar. Vai do desenvolvimento de matéria-prima (sem agrotóxicos) até o processo de lavanderia (economizando água). Por enquanto são processos que fazem a roupa ficar mais cara, mas os consumidores começam a valorizar a preocupação com o meio ambiente.



 ESTAMPAS


CORES



2. Ficção esse subtema confesso que a princípio me deixou um tanto confusa pela bagagem de informações mas ao longo das palestras compreendi a idéia e ameiii, traz itens como sonho, fantasia,  futurista, antigo, pop, romance, cartoons, personagens, ícones, super-herói, paraíso, cruzeiro, surfe, esporte chique, estrelas, ficção científica, tecnologia, viagens, passeios, férias, praias... e etc, etc, etc hahahaha e ainda tem mais... ... etc ... #acredite. rs.



Pontos Fortes
Tecidos: metalizados, leves, ou só em detalhes (para não esquentar), rendados, falsos macramês, aviamentos formando novos tecidos. Sedas, algodões, tafetá cristal, sintéticos inovadores. 

Silhueta: Duas possibilidades - a primeira ajustada, como fantasia de super herói ou personagem de ficção científica. A segunda mais fluída com transparências e movimentos, para etapa de sonho e romance.
No sonho, de férias, o escape para viagens ao Paraíso, incluindo os temas clássicos - cruzeiro, navy, Havaí, hibiscos, surfe.

Detalhes: Cores constrastam mais neste tema. Admitem-se os degradês e muitas estampas localizadas, como lembranças de viagens . Valem camisetas revisitadas, com recortes e aplicações. Efeitos 3D. Shorts Jeans.

Acessórios: De rasteiras a tamancos. Sandálias com frisos metalizados, estrelas aplicadas. Abotinados de verão, com transparências ou recortes. Bolsas e sacolas coloridas, em cobras fake, faixas coloridas, estilo maleta.
Óculos escuros tipo Aviador, Wayfarer, clássicos coloridos nos tons de roupas.

Masculino: O esportivo chique, de camisa polo e bermuda cáqui (ele sonha com férias jogando golfe), o casual street, de calça mais larga (não enorme) e camisa social aberta sobre regata. O surfista urbano, com tricôs de cores blocadas e calças slim.

Conceito: Este é o tema perfeito para moda praia. Para os listrados, estrelados, blocados, com letras coloridas. Mulher-Maravilha, Super-Homen, Capitão-Marvel, heróis japoneses.
Camisas havaianas dos anos 1950/60 . Uniformes esportivos. Rugby que chega ao Brasil.


ESTAMPAS


CORES



3. Criação esse subtema eu achei super legal, não que os outros não sejam mais este tem o seu valor real no mundo da Moda, é super criativo como o próprio nome já diz. Traz a originalide e liberdade total de expressão na Moda (sem deixar o bom senso #fato). Permite o uso de novidades, de experiências, das variações infinitas. Cores contrastantes e tom-sobre-tom é o caminho. Além de ser completamente vendável.



Pontos Fortes
Tecidos: Fervidos, desfiados, retramados, antigos de vez, pesquisados e descobertos em brechós e depósitos de atacados . Testes com metragens pequenas, porque é um tema de pouca produção. Mas muito prestígio.

Silhueta: Ousadias, como a cintura cortada, que limita bastante a adaptação do consumo, decotes com amarrações, pregueados e irregulares, recortes. Botões desencontrados. Não há silhueta definida. Deformações propositais no corpo.

Detalhes: Sobreposições de motivos de estampa, aplicadas sobre a estampa básica, bordados com relevos, escamas de paetês artesanais, poás em transferências. Plumas, plumetis (pluminhas falsas). Roupas com sons, leds ou movimentos.

Acessórios: Sapatos-meias, bolsas com formas de animais (brincadeiras com couros de animais), laços, porta celulares, ipad, nécessaires de rua, para retocar o make, o esmalte.
Mochilas voltam assim como as pochetes.

Masculino: Brincadeiras em torno do feminino . Lapelas, rebordados, camisas com detalhes de poás e pérolas, laços.
Sempre mantendo o shape da roupa básica do homen.

Conceito: Palavra-chave: inovação. A partir das idéias clássicas, criar novas formas e novos usos para peças variadas. Ou a partir de fantasias, alegorias. E mais: o uso da Moda como meio de comunicação. Estampas com mensagens, poesias, manifestos.


ESTAMPAS

CORES


4. Eficiência esse tema traz mais uma versão da alfaiataria adaptado para o feminino e para o calor.
Traz a questão clássica de roupas bem trabalhadas, uniformes estilizados principalmente para quem tem não tem férias, blazers sobrepostos a saias e vestidos, traz também matérias técnologicas e eficiência atlética.



Pontos Fortes:
Tecidos: de aparência masculina, mas em versões leves. Linhos, sarjas, com tramas ou estampas de principe-de-gales, pied-de-poule, espinha-de-peixe. Valem as mesmas estampas em localizadas.

Silhueta: Ombros ainda marcados, contrastados com blusas de babados e laços. Ou renda, devorés, de volumes delicados. Da cintura para baixo, neutralidade de saias ou calças estreitas.

Detalhes: deturpações das lapelas, dos botões, dos bolsos. Um toque destes, traz a lembrança da roupa masculina.

Acessórios: Escarpins, com plataforma embutida, em cores acompanhando a roupa. Sandálias baixas fechadas, abotinadas. Bolsas em tramas abertas, teladas, com reforços de couro. Em formatos retangulares, com poucos detalhes de ferragens.

Casual:  no masculino, misturas com tecidos e informações do esporte. Atenção aos novos materiais, criados para os eventos futuros.

Conceito: Ternos masculinos, gravataria, esportes, cidade. City Shapers, os novos formadores de opiniões.






 ESTAMPAS

CORES



Unnff . . . canseiii, éé eu acho que foi só isso... Tudo hahahah!!
Ahhhhhhhh claro, não posso esquecer das fotos ! Então pra finalizar esse post, vão algumas fotos (apesar de eu estar levemente horrorosa em todas, foi uma longaa história aê até chegarmos ao Sofitel, que acabou com a minha pessoa enfim.. mas isso só Eu, a Priscila e a Luana sabemos kkkkk)! Beijos Beijos e até ...


P.S: Minha cara está 'o lixooo' nessa foto, mass... como estou com elas hahaha, aí está ^



FIM ;)

Template by:
Free Blog Templates